terça-feira, 12 de novembro de 2013

A primeira revolução do século XXI

Ultimamente têm vindo a público relatórios, estudos, reportagens sobre a evolução da riqueza e a sua distribuição no mundo. Um destes últimos foi elaborado pelo Crédit Suisse.

Esta tem crescido a uma velocidade galopante. Nós últimos 10 anos a riqueza mundial aumentou 68%! E até 2018 ainda subirá mais 40%!! 

EUA, China, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Espanha perfazem o top8 de países onde a riqueza cresceu mais rápido.

Para nós, portugueses, europeus, ocidentais, comuns mortais estes resultados estão carregados de  um enormíssimo efeito perverso. Pois desde o início da crise em 2008 que não deixamos de ser bombardeados com noticias, informações, medidas, ações, ajustamentos que nos levaram, levam e levarão a pensar totalmente o contrario. 

O Mundo ocidental, (principalmente UE e EUA) não pode estar a ficar mais rico, quando o empobrecimento é a palavra de ordem. E quando em todas as latitudes deste mesmo Mundo se vê que existem cada vez mais pessoas a perder poder de compra, a empobrecer e a seguir o sentido inverso dos estudos falados.

Alguma coisa não está certa... e não está mesmo! Porque o que explica esta disparidade entre relatórios, estudos e reportagens aluindo que a riqueza mundial cresce e a realidade com que todos nós nos deparamos só pode ser uma. A riqueza dos que são ricos está a crescer muito mais que a riqueza (se é que assim lhe possamos chamar) dos que não o são.

Os 10% mais ricos do mundo concentram 86% da riqueza mundial.

Nos dias que correm isto é um ultraje! Caso as instituições que nos governam, e aqui não falo de Portugal - porque o problema está bem acima da nacionalidade - falo sim da UE e dos EUA, não revejam politicas para estancar esta hemorragia, reformando o paradigma em que a sociedade ocidental se apoiou e os mecanismos desenvolvidos pelos mais ricos para se proteger e perpetuar as suas fortunas, num par de anos poderá dar-se a queda do Mundo civilizacional ocidental como o conhecemos hoje, através da primeira verdadeira revolução do século XXI.

3 comentários:

  1. Se as regras sao "iguais" para todos será justo esperar que nos deixem de repente simplesmente ganhar só pq sim, para tornar tudo mais justo?

    ResponderEliminar
  2. Fazer acreditar que são "iguais"... é talvez esse o maior engodo da historia do Mundo ocidental!

    ResponderEliminar
  3. As regras não são iguais para todos, nem as conseguimos definir, elas começam desde o dia em que nascemos... e a partir daí já existem desigualdades! Os Homens não nascem iguais.

    ResponderEliminar