segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O homem que faz a “Machete”

Esta semana que passou trouxe mais um episódio na já longa novela política do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Rui Machete é uma das muitas figuras do sistema político que a nossa democracia faz o favor de alimentar e desenvolver. É uma personalidade que todas as empresas que pretendem mover influências junto das mais altas esferas políticas gostariam de contar como administrador não-executivo ou consultor, não que daí advenha algum contributo produtivo para a mesma, mas apenas porque pode “abrir” algumas portas.

É nessa ótica que Passos Coelho o nomeou para Ministro. Machete como senador acalmou as hostes mais conservadoras do partido, aqueles que justificam as incompetências do governo com a falta de experiência dos seus elementos, como se da experiência automaticamente viesse competência.

Prova viva do falhanço dessa premissa, Rui Machete ajoelhou-se aos pés de Angola e arrastou consigo a Republica Portuguesa. Ao ouvir o pedido de desculpas e o colocar em causa da justiça portuguesa, ocorre-me apenas qualificar a sua prestação como Ministro parafraseando o Papa Francisco quando comentou a ultima (mais uma) tragédia de Lampedusa…

«É uma vergonha!»

1 comentário:

  1. Era mesmo ele a falar para a radio? Tou em crer que foi mais uma brincadeia daquele rapaz que imitou o Bruno de Carvalho no elevador...

    ResponderEliminar