sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O negro corrupto

José Eduardo dos Santos cortou com Portugal, mas o mais interessante nas suas declarações foi a acusação a empresas de outros estados para além do português. «Anualmente são levados de Angola biliões de dólares por empresas portuguesas, francesas e americanas.»

Não é clara a razão para esta acusação. Mas certamente há aqui uma intenção geopolítica por detrás destas palavras.

Por fim, o presidente angolano aluindo às sucessivas suspeitas sobre membros da cúpula angolana/africana, adianta que "de um modo geral, se cria a imagem, de que o africano rico é corrupto ou suspeito de corrupção".

Sr. Presidente, permita-me interpelar sua senhoria, o africano rico não é corrupto nem suspeito de corrupção. É igual ao europeu rico, ao americano rico ou ao asiático rico.

Agora o africano que é rico porque fez fortuna às custas duma ditadura, que apesar de ser o 4º/5º país mais rico de África e o 60º do mundo, continua a ter pessoas que passam fome e a atropelar os direitos humanos, ora esse africano rico, Sr. Presidente, tem tudo para manter essa imagem que fala bem viva.

É deliciosa a ironia dessa frase Sr. Presidente. Proferida pelo ditador africano há mais tempo no poder, 34 anos e a contar!

Sem comentários:

Enviar um comentário