quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Simbolismo

A CGTP e possivelmente outros sindicatos independentes pretendem no dia 19 realizar uma manifestação na Ponte 25 de Abril. Porquê? Pelo simbolismo das manifestações de 1994. Mas será mesmo isso?

Parece-me que o problema é que a CGTP banalizou as manifestações, e consequentemente, já ninguém lhes liga, ninguém noticia, ninguém quer saber e quando ouvem, dizem… “é só mais uma”.

As manifestações da inter-sindical já não passam de um antibiótico num paciente que usa esse receituário para uma dor de garganta, ou seja, agora que tem uma doença grave, quer tomar o antibiótico no topo de um arranha-céus, porque acredita que o efeito será maior se for em grandes altitudes.

O que torna as manifestações simbólicas não é o seu local, é a capacidade mobilizadora. A maior manifestação dos últimos anos foi em Fevereiro de 2012, foi simbólica, foi marcante, e não foi preciso ir para cima de uma ponte… e também não foi preciso ser a CGTP a organizar.

2 comentários:

  1. Permitam-me a sugestão. Porque não fazer esta manifestação no estádio da luz?

    Só vejo pontos a favor... i) CGTP é vermelha, ii) o estádio anda cada vez mais vazio, iii) já lá vai estar a malta da claque pra assegurar os distúrbios no final, iv) se o jogo correr mal ganharão de imediato uma série de militantes e um novo motivo de luta: "Abaixo o Governo e o Jesus"!

    Já agora esquecia-me de dizer que se evita fechar a ponte 25 abril que me parece ser uma infraestrutura importante para a cidade...

    ResponderEliminar